top of page
Buscar
  • Foto do escritorDougg Abreu

Você sabe qual é o seu tipo de cabelo?

Oi, genteeeee! Eu sou o Dougg e é um prazer tê-los aqui!

Esse é o primeiro post do blog e escolhi como tema "Tipos de Cabelo e suas Curvaturas"

Quer saber mais? Então fica comigo que vem mais informação por aí!



Pra começar, NÃO EXISTE CABELO BOM E CABELO RUIM! Todos os fios têm sua própria beleza, basta saber como cuidar deles da maneira correta. E, por isso, foi criado por Andre Walker, lá na década de 90 um "Sistema de Classificação de Cabelos" que tinha o objetivo de definir cada tipo e os cuidados específicos para cada cabelo.



Os fios são classificados conforme a sua curvatura, e as categorias vão de 1 a 5, enquanto as subcategorias variam entre A, B e C.



LISOS

Tipo 1

O 1A é um cabelo fino e escorrido, famoso por ser mais oleoso e não prender nada (frisos, elásticos, laços, etc.), além de ser pouco volumoso. É necessário utilizar shampoo antirresíduos, entre 1 e 2 vezes na semana, para manter a raiz limpa e usar produtos para dar volume. Evitar produtos que contenham silicone e cautela ao usar óleos capilares.


O 1B é um cabelo médio, mais volumoso e um pouco mais grosso, que segura os cachos feitos no modelador. Também é brilhoso e oleoso, portanto, produtos à base de óleos e silicone devem ser evitados, escolhendo os que ajudam no controle de volume. Você deve fazer hidratação a cada 10 ou 15 dias. Apesar de ser mais grosso, os produtos escolhidos devem ser os mais leves possíveis.


O 1C apesar de liso é um fio pesado e grosso, além de reto. Oleoso, brilhoso e difícil de modelar. Este tipo de fio requer maior frequência das lavagens, além do uso de shampoos antirresíduos a cada 15 dias, para manter a limpeza da raíz e a aparência saudável. Os condicionadores e cremes não podem ser muito pesados. Finalizar sempre com reparador de pontas.


Toda categoria "1" apresenta características de oleosidade. Por conta do fio ser reto, a gordura natural do escalpo (coro cabeludo) desce para o comprimento do cabelo.



ONDULADOS

Tipo 2

O 2A é um "quase liso", possível de modelar, porém perde facilmente o formato. Tem pouco volume e seu formato lembra a letra "S". Pastas, cremes, manteigas e compostos de silicone não devem ser usados, neste caso utiliza-se loção, gel e mousse capilar.


O 2B é o formato mais atingido por frizz e tem mais curvatura que o tipo anterior. Tem o formato exato da letra "S", precisa de produtos de consistência leve e a base de mousse e/ou gel. Para finalização, não esqueça do antifrizz!


O 2C é um formato que cria cachos desde a raiz. Este tipo de fio é mais difícil de modelar, e é mais volumoso. Por ser quase cacheado, precisa de hidratação a cada 15 dias. O uso de ativadores (leves) de cachos é liberado, mas se quiser usar algum controlador de volume, use somente nas pontas.


Este tipo de fio não é liso e nem cacheado, mas pode alcançar as duas condições facilmente. Os fios tipo 2 possuem estrutura leve porém com desenho menos reto. São finos, sofrem com frizz, e seu desenho é comparado a letra "S".



CACHOS

Tipo 3

O 3A é um cabelo com cachos bem abertos e bem definidos, e parecem ser feitos com modelador. É mais pesado que os demais cachos, brilhoso, porém dão a impressão de "murchar" durante o dia. E, sabe por quê? Esse é tipo de cacho que mais sofre com a perda de definição ao longo do tempo. Por isso é importante usar produtos que ajudem a controlar o volume, ao mesmo tempo em que ajudem a definir os fios e diminuam seu peso.


O 3B é um tipo de cabelo misturado, ou seja, tem cachos mais definidos e cachos pouco definidos também. Possui bastante volume, e os cachos já surgem desde a raiz. Esse cabelo tem mais definição que o anterior, por isso é mais difícil de desmanchar e até de modelar. Possui o comprimento dos fios mais secos devido à estrutura, pois a oleosidade natural do escalpo (coro cabeludo) não alcança as pontas. Esse tipo de fio precisa de mais hidratação e produtos que ofereçam nutrição. Deve-se utilizar shampoos, condicionadores e cremes para pentear de composição leve e, lembre-se de não exagerar na quantidade para os cachos não ficarem colados na cabeça.


O cabelo 3C é um cacheado quase crespo, por que apesar de formar cachos bem definidos, possui fios mais finos e mais secos. Por conta da sua “super-definição”, os cachos duram mais dias, e parecem molinhas. Este cabelo precisa ser lavado, pelo menos, duas vezes na semana. Não se esquecendo de incluir um cronograma de Hidratação e Nutrição, para manter os fios comportados e vistosos. E, caso necessário, adicione as práticas de Reconstrução Capilar em seu cronograma, mas com cautela. A Reconstrução é uma etapa importante e, se feita de maneira errada, pode danificar os fios.



CRESPOS

Tipo 4

O cabelo 4A tem a curvatura mais aberta dos cabelos crespos. São bem definidos, com fios mais grossos, mas sofrem com o ressecamento e com o frizz, assim como toda a classe do tipo 4. Este tipo de cabelo necessita de cronograma de hidratação e nutrição para manter a maciez, brilho e qualidade dos fios. Nesse caso, é interessante diminuir o uso de shampoo ou fazer uso da técnica de co-wash (lavagem do cabelo somente com condicionador). Mas se você faz questão de continuar usando shampoo, prefira os sem sal e sem sulfato.


O 4B é a classificação dos fios mais volumosos, macios, pois formam cachos muito pequenos, que grudam uns nos outros. É mais frágil e pode desenvolver um desenho zigue-zague (em Z), e sofrem demais com o fator encolhimento. Nesse aqui, você deve utilizar shampoos mais cremosos e, quando for desembaraçar, use pentes de dentes largos e condicionador com mais consistência também. Óleos naturais (rícino, coco, sementes de uva, jojoba) são indicados para selagem e umectação dos fios. Também capriche na hidratação e na nutrição desses fios!


Os fios 4C apresentam formato em zingue-zague em sua maior parte e em algumas áreas não há definição. São mais crespos e são os mais afetados com o fator encolhimento (até 75%). Para esse tipo de cabelo, o indicado é evitar ao máximo as lavagens e, quando fizer, realizar o co-wash para diminuir os danos aos fios, já que são os mais frágeis de todas as classificações. Os óleos naturais devem ser utilizados para selagem e umectação. O uso de manteigas e maisenas capilares são indicados, além da hidratação 2 a 3 vezes semanais.


Os fios tipo 4 são as curvaturas mais fechadas do fio. E, uma de suas principais características, é a preservação do formato dos cachos mesmo quando o cabelo está molhado. O que não acontece nos cabelos Tipo 3 - Cacheados, estes ficam ondulados quando molhados.



# Tipo 5 #

Tipo 5

As classificações mais comuns terminam no tipo 4, mas ainda há o cabelo tipo 5, que é raro no Brasil. Somente 2% da população possui este tipo de cabelo. Sua principal característica é a definição. O 4C ainda consegue definir alguns cachos, mesmo que quase invisíveis, mas o Tipo 5 não define de maneira alguma, mesmo utilizando técnicas de finalização e ativadores de cachos. Os principais cuidados com este tipo de fio são: lavar (poucas vezes) com produtos que hidratem, utilizar máscaras de nutrição profunda semanalmente e usar óleos vegetais para umectação. Um dica quanto à finalização: você pode texturizar, modelar, mas acima de tudo, aceitar seu lindo cabelo natural!



Agora que você já sabe identificar o seu tipo de cabelo e os cuidados básicos, é hora de pôr a mão na massa e deixar esse cabelo ser o centro das atenções. Vale lembrar que, se você se identificou com mais de uma classificação dos fios, você não deve se preocupar. É comum possuir cabelo misto, ou seja, com duas texturas ao mesmo tempo.



Fonte:


 

E se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que eu respondo.

17 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page